O Homem e suas Tecnologias

Você já parou para pensar sobre as etapas da evolução humana?

Ao longo dos milênios muitas espécies de plantas e animais pereceram e outras saíram vitoriosas na disputa evolutiva da seleção natural. Determinadas características permitiram certos grupos dentro de uma determinada espécie sobreviver a meios hostis como clima e predadores, por exemplo.

Porém, diferentemente de outras espécies, a humana, aparentemente, alcançou seu ápice evolutivo. Ou então, não percebemos grandes mudanças causadas pela evolução nas décadas recentes em nosso dia-a-dia. Claro que a seleção natural acontece em proporção microscópica e poderíamos considerar a  nossa sobrevivência à doenças como um forte sinal da seleção atuando em nossa vida.

Mas o que possibilitou à raça humana sobreviver a espécies de animais maiores, mais fortes, mais ágeis e mais perigosas, foram as capacidades de criar, usar e refinar ferramentas. O cérebro humano consegue por natureza observar os detalhes ao seu redor, encontrar padrões e com esses padrões mapeados montar novos objetos que podem ser úteis ou não para desempenhar determinadas tarefas.

Na maioria dos games de sobrevivência, por exemplo, podemos encontrar sempre as mesmas ferramentas e armas primitivas que podem ser criadas com recursos encontrados na natureza, tais como: facas de pedra, machados de pedra e madeira, lanças, arco e flecha, etc.

O domínio da criação e manuseio de ferramentas como as citadas acima podemos chamar de tecnologia. Tecnologias primitivas, nesse caso. O domínio da tecnologia colocou a raça humana no topo da cadeia alimentar. Dessa forma foram surgindo abrigos mais complexos, armas de caça mais eficientes, ferramentas de plantio e colheita mais eficazes, e assim, as civilizações humanas foram evoluindo sua capacidade de criar ferramentas, o que possibilitou a melhora na qualidade de vida no geral a cada evolução tecnológica.

Portanto, o grande mérito na evolução humana está em seu intelecto, pois quando usado para criar ao invés de destruir, consegue ir a patamares maiores na escala evolutiva no geral. Contudo, a evolução do ser humano, fisicamente falando não terá mais mudanças significativas no futuro, afinal não existe necessidade para isso. Com exceção da resistência a vírus e bactérias.

A evolução das ferramentas dos homens é, muitas vezes, mais acelerada que a de qualquer outra espécie que exista que ainda engatinham no uso de possíveis ferramentas (como algumas espécies de primatas). Vejo que o futuro da humanidade será fundir-se com as suas ferramentas, o que poderíamos dizer ser uma evolução artificial da espécie (ou pelos menos estou cogitando que seja). A essa união chamamos de transumanismo. Creio que esse seja um futuro inevitável, dentre muitos outros futuros possíveis, devido a curiosidade humana parecer não ter limites.

O perigo é nos misturarmos ao ponto de não sabermos mais nem quem somos e nem o que somos. Seremos indivíduos que evoluem para algo cada vez menos biológico; cada vez menos natual.

Daniel

Criador e idealizador da Multitask Br. Há 10 anos como Técnico em Informática, formado em Sistemas de Informação e fascinado por assuntos relacionados aos padrões comportamentais, empreendedorismo, educação financeira, autodesenvolvimento, filosofia, música, desenhos, e, claro, tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *