O Mínimo Que Você Precisa Saber Sobre Manutenção De Computadores
Aos que recém começam na área de T.I., tão logo se deparam com a dificuldade de entender as conexões entre os componentes ao abrir pela primeira vez a máquina, seja por curiosidade, pra entender como funciona ou por algum problema que aparece no pior momento e esse é o momento em que corremos atrás de dar um jeito pra fazer a tranqueira funcionar de novo o mais rápido possível.
Se o PC já está montado e o intuito é fazer uma manutenção específica, em um primeiro momento se torna mais fácil desconectar e conectar novamente as peças, já que é possível fazer uma a uma sem esquecer onde cada componente se conecta. Se é um PC que vai ser montado, aí é preciso conhecer as conexões pra fazer tudo certinho.
Fonte ATX
As fontes ATX, tem cabos específicos que conectam na placa-mãe e nos periféricos (HDs, SSDs, drives, HUBs, etc). Na placa-mãe vão duas conexões: 1) cabo com 24 pinos de alimentação geral da placa-mãe e 2) cabo com 4 ou 8 pinos para alimentação do processador.
Placa-mãe (Motherboard)
Por a placa-mãe ser o esqueleto do PC, nelaa temos as conexões para Memória RAM, Processador, HD e SSDs, Drives, conexões USB, placa de rede, placa de vídeo e assim por diante.
No vídeo faltaram algumas coisas importantes que não comentei:
– Tipos de Socket: Hoje se tem nas linhas Intel LGA 1151 que compactuam com DDR3 e DDR4 e nas linhas AMD o Socket AM4 que é padrão em toda a linha. No vídeo mostrei só uma LGA 775 que já é ultrapassada;
– Falei do CMOS mas não falei da bateria que mantém a hora do computador sempre regular, quando ele não mantém a hora atual tem que trocar essa bateria;
– Existem dois tipos de fonte: Nominal e Real. A que mostrei é nominal, pois possui componentes simples, entrega poucos Watts e não tem pintura, apenas lata aparecendo e é extremamente barata. A fonte real tem a coloração preta, com componentes de qualidade superior, entrega aquilo que vem informando no selo, é mais duradoura e mais cara, focadas no alto desempenho das máquinas.